Endless Summer, Fabio Fabuloso, Cambito e 70 e tal

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Alguns jornalistas e historiadores de surfe dizem que o trio de californianos formado pelo cineasta Bruce Brown, pelo editor, fotógrafo e artista John Severson e o empreendedor Gordon Clark foi responsável por revolucionar a cultura do surfe e realocar o epicentro desse movimento para a costa sul da Califórnia. 

Enquanto Gordon empreendia para criar a primeira fábrica de espumas de poliuretano do mundo, viabilizando a produção de pranchas em massa, Bruce Brown e John Severson seguiam a trilha aberta pelos pioneiros Bud Browne e Leroy Grannis para assumir o protagonismo na criação e produção de imagens e histórias sobre surfe. A revista Surfer, liderada por Severson, e o filme The Endless Summer se tornaram obras fundamentais e criaram um novo imaginário compartilhado por surfistas no mundo inteiro.

Desde o seu lançamento, em 1964, o filme do “verão sem fim” tornou-se uma obra-prima atemporal e fundamentou o comportamento viajante e explorador, arquétipo do surfista que não mede esforços para surfar ondas perfeitas ao redor do mundo. Este ano, o filme, que custou aproximadamente 50 mil dólares e faturou mais de 25 milhões de dólares, completa 60 anos. “O verão sem fim” de Brown é, de muitas maneiras, uma referência fundamental para a formação estética do Grupo Sal.

A primeira influência está no entusiasmo que sempre tivemos em apontar uma câmera para o mar, editar as imagens, sonorizar e mostrar o resultado para os amigos. Os filmes de surfe sempre foram fonte de inspiração, formação e desejo de alguns dos sócios fundadores, que se envolveram na criação de dezenas de vídeos e séries de surfe nacionais. Recentemente, percebemos que essa produção merece ser celebrada: 2024 é um ano especial, pois diversas obras audiovisuais que nos influenciaram e outras que produzimos completam décadas de aniversário justamente este ano.

Alguns preferidos da casa também têm motivos de sobra para celebrar: Cambito foi o primeiro vídeo de surfe brasileiro que promoveu a mistura de surfe performance em ondas nacionais com manguebeat da melhor qualidade. Faz 30 anos que Pepê Cezar, Julio Adler, Gustavo Bomba e Marcelus Viana se reuniram para produzir e distribuir artesanalmente o vídeo.

Com uma década de diferença, o criativo e divertido documentário Fábio Fabuloso, também escrito e dirigido por Pedro Cezar, e o “road movie” Samba Trance & Rock ‘n Roll, filmado e dirigido por Rafael Mellin, completam 20 anos das suas exibições arrebatadoras, que aconteceram, respectivamente, no Cinema Odeon, durante o Festival de Cinema do Rio, e no Teatro Ipanema, palco de eventos históricos da cena cultural carioca. Os dois vídeos ganharam uma dúzia de prêmios em diversos festivais no Brasil e no exterior e consolidaram uma cena de produções 100% nacionais que influenciaria duas gerações de fotógrafos, editores e produtores no Brasil.

Fato curioso: os dois filmes foram feitos a uma distância de menos de 2 km um do outro, enquanto suas equipes colaboravam intensamente. Rafael Mellin acompanhou de perto a edição e a pós-produção do Fabuloso, enquanto Julio Adler e Marcelus Viana se dividiam entre a edição e a finalização dos dois vídeos.

Para completar a festa, a série 70 e tal, dirigida por Mellin, completa, este ano, 10 anos do seu lançamento, que aconteceu em uma festa memorável na nossa casa do Joá3285. A produção, feita sob encomenda do Guilherme Zattar, do Canal OFF, também envolveu boa parte da turma que criou o Fabuloso – Pepê, Julio e Marcelus –, em colaborações diversas. Outra história interessante dessa série: Bruno Lins, que assina a produção executiva, era, na época do lançamento do Samba Trance, estagiário do Rafael Mellin. Filmada em diversas praias do Brasil, a série também contou com a participação de diversos cinegrafistas e fotógrafos, que já publicaram sobre o legado criado pelos vídeos produzidos por Pepê, Mellin, Marcelus, Julio e Bomba, entre os anos 1990 e 2000.

Hoje, é possível perceber a formação de uma linha que foi construída ao longo do tempo e que conecta alguns acontecimentos que, na época, pareciam isolados. Dessa forma, identificamos com mais clareza a influência que algumas obras audiovisuais podem produzir em determinado grupo de pessoas e, por consequência, celebrar agora a sua colaboração na história do surfe brasileiro.

Para assistir aos filmes completos:

The Endless Summer – Trailer

The Endless Summer – Filme completo

Cambito 1 – Vídeo completo

Cambito 3 – Vídeo completo

70 e Tal – Saiba mais

70 e Tal – Temporada completa

Voltar para o blog

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!