Top 5 Filmes de Surfe
domingo, 15 de maio de 2016
Ângulos, ondas e performances que marcaram a história do surfe. Nosso diretor de criação, Marcelus Viana, fez uma lista dos seus cinco filmes de surfe preferidos:
1. Free Ride – Bill Delaney (1977)
É de 1977, não é da minha época, mas é o filme de surfe mais bonito de todos os tempos. Imagens fantásticas feitas em filme, estilo de sobra com a geração Bustin Down the Door e uma trilha sonora de arrepiar.
2. Litmus – Andrew Kidman (1996)
Enquanto todos os filmes de surfe aceleravam na edição, na trilha e na performance, o australiano Andrew Kidman investiu na poesia, em personagens especiais e na relação deles com as ondas e as pranchas. Acertou em cheio.
3. Morning of The Earth – Alby Falzon (1972)
O filme é lisergia pura. Também não é da minha época, mas é um clássico. Tem Michael Peterson revolucionando o surfe performance, Nat Young vivendo tempos de paz e amor e registros incríveis da primeira viagem à Indonésia.
4. The September Sessions – Jack Johnson (2002)
Antes de se transformar em um músico reconhecido mundialmente, Jack Johnson fez uma obra prima, filmando em 16mm uma viagem à Indonesia com seus amigos, alguns dos melhores surfistas do mundo. O filme é de uma simplicidade arrebatadora.
5. Sipping Jetstreams – Taylor Steele (2006)
Steele fez escola produzindo vídeos de surfe com câmeras de vídeo e edições aceleradas. Quando amadureceu, convidou um diretor de fotografia tão bom, o italiano Alejandro Berger, que conseguiu produzir uma belezura incontestável, o filme Sipping Jetstreams.
Voltar para o blog
Assine o Saleiro: nosso jornal digital
Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!