5 livros de Design da nossa prateleira

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Para celebrar o dia nacional do designer, a turma da criação escolheu 5 livros que consideramos indispensáveis para quem faz e também para quem gosta de design.

1. O Gráfico Amador

por Guilherme Cunha Lima, editora Verso Brasil

Nos anos 50, um grupo de jovens de Recife, incluindo um dos mestres do design brasileiro, Aloísio Magalhães, se reuniu para fundar uma editora e transformou as publicações de livros no país. Misturando trabalho sério com entusiasmo, prazer e boas referências, eles lançaram obras de grandes nomes da nossa literatura, como Ariano Suassuna e Carlos Drummond de Andrade, com projetos gráficos funcionais, simples e com atenção a cada página.

2. Linha do tempo do design gráfico no Brasil

por Chico Homem de Melo, editora Cosac Naify.

O livro apresenta de modo didático e fácil a evolução do design gráfico brasileiro durante dois séculos de vida. Um catálogo recheado de referências visuais, peças de artistas renomados e comentários aprofundados sobre as transformações de cada década. Além disso, o seu projeto gráfico faz muito bem aos olhos.

3. Sagmeister: Made You Look

por Peter Hall, editora Booth-Clibborn Editions.

Uma análise profunda do trabalho de Stefan Sagmeister, um dos ícones do design gráfico mundial, que nos inspira desde antes do Grupo Sal ser Grupo Sal. O texto foi escrito pelo urbanista inglês Peter Hall e traz comentários de diversos artistas que já trabalharam com o gênio, como David Byrne, Lou Reed e os Rolling Stones. Um prato cheio pra quem quer se inspirar.

4. Design para um mundo complexo

por Rafael Cardoso, editora Cosac Naify

Esse livro traz uma discussão sobre o papel do designer, e do design em si, em relação aos desafios e problemas da sociedade contemporânea. A vida útil dos produtos que usamos, o uso racional das matérias-primas e a reciclagem são alguns dos temas abordados pelo autor. Ele defende que nós, designers, somos responsáveis não só pela concepção e idealização dos produtos, mas também pela forma como eles serão descartados e pelo seu impacto no meio ambiente. Recomendado para quem quer abrir a cuca.

5. Conversas com Paul Rand

por Michael Kroeger, editora Cosac Naify

Paul Rand propõe uma discussão fundamental sobre o que é Design, a sua importância e a sua influência na vida das pessoas. Mais do que ditar regras, ele abre os horizontes para que a gente pense, reflita e proponha novas soluções nos campos da comunicação visual, filosofia do design e processos criativos. Rand é um mestre e autor de algumas das melhores frases sobre design, entre elas: “Tudo é relativo, design é relação”.

Tags: Design, Lista, Referência

Voltar para o blog

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!