As 7 temporadas havaianas do Portuga

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

André Portugal é cinegrafista, editor e fotógrafo de mão cheia. Aqui na casa, uma das suas obrigações é ir todo ano ao Havaí registrar as imagens e histórias que vão ao ar no Diário das Ilhas, no Canal OFF. Sentamos uma tarde aqui na varanda para ouvir o que de melhor ele já viu e viveu em 7 temporadas nas terras de Duke Kahanamoku.

Gabriel Medina dividindo o espaço aéreo havaiano com outro surfista. Foto: André Portugal

As cores, texturas e formas de Pipeline. Foto: André Portugal

Sua primeira experiência por lá foi trabalhando numa pizzaria de Waikiki, em 2009. No ano seguinte, ele botou a mão na massa fazendo o que gosta de verdade: filmando e fotografando grandes surfistas no North Shore, enquanto se hospedava na casa do amigo big rider Felipe Cesarano. Entre um clique e outro, Portugal foi mostrando intimidade com as lentes, e passou a trabalhar como freela para surfistas como Gabriel Pastori e revistas como a Surfar e a Hardcore.

Julian Wilson em Off The Wall. Foto: André Portugal

Em 2013, ele veio parar no Sal e passou a ser um dos nossos escudeiros em externas internacionais. Produzir o Diário das Ilhas é um trabalho que começa bem antes das salas de embarque, com baterias de reuniões com a equipe e o diretor Rafael Mellin para definir roteiros, perfis, competições, eventos e entrevistas que podem ser captadas.

Meia hora de trilha, alguns quilos de equipamento nas costas e um clique que valeu todo o esforço. Foto: André Portugal

Na hora do check-in, são mais de 25kg de equipamento na bagagem: o drone, o tripé, 2 câmeras, meia dúzia de lentes, alguns HDs e muitos cartões de memória. Tudo isso pra não perder nenhum detalhe da temporada mais importante do surfe mundial. Esse planejamento antes das gravações é fundamental, mas as terras havaianas sempre têm alguma surpresa para quem aterriza por lá.

Caio Ibelli acelerando para Backdoor e André Portugal disparando em longa exposição.

Com tempo e respeito, eu fui conquistando meu espaço.

André Portugal

Sebastian "SeaBass" Zietz aproveitando o fim de tarde em Off The Wall. Foto: André Portugal

Dave Rastovich saindo na baforada, clicado pelo Portuga.

Uma das histórias mais surpreendentes foi protagonizada pelo nosso drone, que por uma falha de sinal em pleno ar, quase virou comida de peixe. Por sorte, o esperto Yago Dora estava no lugar certo do line-up de Rocky Point pra salvá-lo com as mãos antes de cair no mar. Foi por pouco!

Nesses 3 anos fazendo o Diário, Portuga já teve a oportunidade de entrevistar pesos pesados como Kelly Slater, Derek Ho, John John Florence, Nathan Fletcher, Nick Carrol e Keali Mamala, sem falar nos brasileiros.

Duas capas do Portugal: à esquerda, Gabriel Medina decolando para entrar na elite, à direita, Ian Cosenza num dia daqueles na Barra da Tijuca.

Portuga tirando uma onda com o troféu do Mineiro, o segundo brasileiro campeão mundial de surfe.

Hoje ele está de partida para mais um inverno havaiano e a gente fica aqui no front Salgado só esperando ele voltar com a bagagem lotada de boas histórias. Conheça mais no Instagram dele.

Tags: Canal OFF, Fotografia, Surfe, Viagem

Voltar para o blog

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!