O Natal da Alegria do Shopping Leblon

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Em 15 anos de Grupo Sal, nós já criamos experiências na praia do Postinho, no Havaí, para a cerveja Kona, durante o WSL, no Cais do Porto, para a Nike, durante a Copa do Mundo, e até no Maracanã, durante as cerimônias paralímpicas de 2016… Mas, até o ano passado, nós não tínhamos feito um projeto especial para o Natal carioca.

O desafio que recebemos da equipe de marketing do Shopping Leblon já nasceu com algumas dicas e um briefing excelente: “Criar uma proposta para o Natal do Shopping Leblon 2023 capaz de celebrar a essência do espírito natalino com uma interpretação autêntica do espírito carioca; solar, leve, colorido e alegre. Um Natal mágico, inédito e inesquecível.”

Para completar, desde o princípio, eles sugeriram o nome e o trabalho do artista TOZ Viana, colaborador recorrente do Sal e um grande amigo. A partir dessa sugestão, nós conectamos os pontos: chamamos o TOZ, trocamos ideias e entendemos que o seu personagem Vendedor de Alegria, uma criação inspirada nos ambulantes que carregam e vendem bolas coloridas nas praias do Rio, tinha tudo a ver com o espírito do projeto e com o Bom Velhinho. No Brasil, afinal, o Natal acontece no verão. Aqui não faz frio, faz calor. Aqui não tem neve, tem areia da praia. Mas tanto aqui como no Hemisfério Norte, é tempo de encontrar os amigos e a família e celebrar o amor e a esperança. O Natal e o verão carioca se encontram justamente nessa alegria de comemorar a vida.

Estudos em ilustração.

Foi assim que nasceu a narrativa do projeto: ao visitar o Rio de Janeiro nas férias, o Bom Velhinho se deslumbra e se identifica com um personagem lúdico, que carrega um saco de bolas coloridas pelas praias para alegrar as crianças. Papai Noel convida, então, o Vendedor de Alegria, personagem criado pelo artista TOZ, para criar um Natal com as cores e a alegria do Rio de Janeiro. É o encontro do espírito carioca com o espírito natalino: alegria e encantamento.

Estudos em 3D.

Para realizar o projeto, nós convidamos a turma da CRIATIVAA, empresa de cenografia e experiências carioca, que escalou a equipe da SOMA, uma turma de bambas em projetos de ambientação e cenografia. Esse time dos sonhos desenhou, projetou, construiu e realizou, em 5 meses, um Natal inédito, recheado de experiências visuais e sensoriais que bateu todos os recordes de visitação, engajamento e vendas na história do Shopping Leblon.

Voltar para o blog

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!