Relações com significado.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Por Marcius Viana | Cofundador e CEO do Grupo Sal

A cada dia, busco me aprofundar nos significados das relações que estabeleço no meu cotidiano. Seja comigo mesmo, com minha família e amigos, com as pessoas, de forma geral, e até mesmo com as coisas. 

Entender a fundo quem sou, qual o meu propósito e como quero evoluir é uma reflexão fundamental para que eu possa fazer escolhas mais sábias e alinhadas com a minha identidade. Além de ajudar a priorizar meu tempo e energia, assegurando que estou fazendo escolhas mais relevantes.

É claro, isso dá algum trabalho. Requer uma prática diária que conjuga reflexões sobre mim, sobre o outro, sobre as coisas, e as diversas deliberações que tenho que fazer. 

O mesmo vale para o ambiente de trabalho. Até porque muita gente tende a querer separar o inseparável, o profissional do pessoal. Não dá. Somos seres indivisíveis, íntegros e completos. A compartimentação que se tenta fazer nada mais é que a utilização da razão para colocar nossas ações e sentimentos em caixas separadas.

Encontro salgado, agosto de 2022

Trabalhando em casa, onde a vida profissional e pessoal se misturam, ficou mais fácil perceber como esta estratégia está ultrapassada. Pessoas são pessoas onde quer que estejam. Por mais óbvia que seja essa afirmação, quando falamos de trabalho, parece que a gente se esquece disso. 

Para que as pessoas possam contribuir da melhor forma possível para algo, é preciso que entendam como esse algo funciona, ou, dito de outra forma, precisam entender como o sistema funciona. A definição de sistema é simples: “um conjunto de elementos interconectados com uma finalidade específica”. 

E o que seria uma empresa senão um sistema humano, ou melhor, um ecossistema humano? Afinal, trata-se de um grupo de pessoas interdependentes trabalhando para uma finalidade específica e, no melhor dos cenários, com um propósito bem claro.

Encontro salgado, dezembro de 2021

Então, entendido dessa forma, me parece que o mais importante no ambiente de trabalho é olharmos para as relações, pois são elas que garantem uma realização maior em vários aspectos. E para que tenham mais significado, é necessário confiança, a base de qualquer relação virtuosa.

A confiança se estabelece quando nos colocamos vulneráveis na presença de outra pessoa e somos acolhidos, o que requer, portanto, um ambiente seguro. Esse é um dos maiores desafios das lideranças que buscam evoluir junto com sua equipe. 

Como não podemos assegurar que o ano vai ser bom e que vamos continuar crescendo ininterruptamente, me parece que o primeiro passo para oferecermos um ambiente seguro é a clareza na comunicação. Quando somos claros em relação ao que queremos e podemos fazer e agimos de acordo com o que falamos, estaremos, no mínimo, sendo honestos. No Grupo Sal, adicionamos uma camada importante nessa relação usando os princípios da Cultura Salgada. São conteúdos que trazem mais significado para a reflexão, para a crítica e para a ação diária. Servem, também, como ferramenta para que as pessoas decidam, por si mesmas, se querem embarcar nessa jornada com a gente e descobrir novas possibilidades.

Voltar para o blog

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!