Top 3 Livros de Fotografia

segunda-feira, 27 de junho de 2016

As fotos do nosso diretor financeiro Marcius Viana vivem aparecendo nas nossas redes. Um dos poucos que se dá bem com os números por aqui, ele descobriu no convívio com as outras áreas da casa que é um baita fotógrafo.

Foto: Marcius Viana

Hoje, entre números e cliques, ele compartilha suas dicas de livros de fotografia pra quem quiser se inspirar.

1. A natureza das fotografias – Stephen Shore – Cosac Naify

Ao invés de entrar na tecnicidade, Stephen Shore escolhe definir os níveis físicos, descritivos e mentais da fotografia, que ajudam a esclarecer o significado de uma fotografia através do entendimento dos seus atributos comuns que constroem a gramática visual.

2. Magnum Contact Sheets – Thames & Hudson – Kristen Lubben

O processo de edição/seleção na fotografia é de extrema relevância para a construção da visão e obra do fotógrafo. Neste grande (em todos os sentidos) livro são apresentadas algumas folhas de contatos de fotógrafos da agência Magnum como: Cartier Bresson, Chim, Capa, Halsman, Elliott Erwit, Koudelka e etc. Além de explicitar o processo de trabalho destes mestres, podemos entender a escolha de fotos que se tornaram icônicas.

3. Walter Firmo – Brasil – Imagens da Terra e do Povo

Visitar o Brasil pela poesia fotográfica de Walter Firmo é um processo de redescobrimento da nossa identidade. A sua visão mostra a simplicidade, dignidade, força, grandeza e estética dos personagens.

Tags: Fotografia, Lista, Referência

Voltar para o blog

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!