Top 5 Filmes de Surfe

domingo, 15 de maio de 2016

Ângulos, ondas e performances que marcaram a história do surfe. Nosso diretor de criação, Marcelus Viana, fez uma lista dos seus cinco filmes de surfe preferidos:

1. Free Ride – Bill Delaney (1977)

É de 1977, não é da minha época, mas é o filme de surfe mais bonito de todos os tempos. Imagens fantásticas feitas em filme, estilo de sobra com a geração Bustin Down the Door e uma trilha sonora de arrepiar.

2. Litmus – Andrew Kidman (1996)

Enquanto todos os filmes de surfe aceleravam na edição, na trilha e na performance, o australiano Andrew Kidman investiu na poesia, em personagens especiais e na relação deles com as ondas e as pranchas. Acertou em cheio.

3. Morning of The Earth – Alby Falzon (1972)

O filme é lisergia pura. Também não é da minha época, mas é um clássico. Tem Michael Peterson revolucionando o surfe performance, Nat Young vivendo tempos de paz e amor e registros incríveis da primeira viagem à Indonésia.

4. The September Sessions – Jack Johnson (2002)

Antes de se transformar em um músico reconhecido mundialmente, Jack Johnson fez uma obra prima, filmando em 16mm uma viagem à Indonesia com seus amigos, alguns dos melhores surfistas do mundo. O filme é de uma simplicidade arrebatadora.

5. Sipping Jetstreams – Taylor Steele (2006)

Steele fez escola produzindo vídeos de surfe com câmeras de vídeo e edições aceleradas. Quando amadureceu, convidou um diretor de fotografia tão bom, o italiano Alejandro Berger, que conseguiu produzir uma belezura incontestável, o filme Sipping Jetstreams.

Tags: Filme, Lista, Surfe

Voltar para o blog