Culinária chinesa com alto-astral brasileiro

CHINA IN BOX

Com 140 restaurantes, a rede de culinária chinesa fundada pelo empreendedor Robinson Shiba foi adquirida pelo Grupo Trigo no ano do seu 30º aniversário. O trabalho de reposicionamento incluiu uma nova estratégia de marca, a revisão da sua linguagem e a atualização da identidade visual China In Box.

Para desenhar uma estratégia capaz de integrar a cultura das duas empresas, reunimos um grupo diverso formado pelos fundadores do China, os sócios e executivos do Grupo Trigo e um grupo significativo de franqueados da marca em entrevistas e dinâmicas de sprint.

O processo colaborativo revelou a visão compartilhada por um grupo de pessoas apaixonadas pela culinária chinesa e prontos para melhorar todas as experiências promovidas pelo China In Box: da origem e preparo dos alimentos à evolução da experiência física e digital em todos os canais de entrega.

No China, nada é sem sal, morno ou sem graça. Tudo o que a marca faz transborda sabor e energia. Inspirada na culinária chinesa e no contraste dos seus sabores, aromas e cores, a nova linguagem foi criada para provocar, encantar e contagiar as pessoas.

“O China” é uma marca viva e animada, tudo o que ela faz é “Super Saboroso”. Essa personalidade é expressada no tom de voz, que brinca com as palavras, expressões e gírias, com ousadia, sem medo do ridículo. É uma marca assumidamente vibrante e empolgada.

Um exemplo é o resgate do grito “Chinaaaaaaaaaaaaaa in Box”, que ganhou diversas aplicações gráficas no design das embalagens e na comunicação.

Na psicologia das cores, o vermelho é a cor da paixão, do desejo, da intensidade, do calor e do apetite. Na cultura chinesa, é a cor da felicidade, do sucesso e da boa sorte. A partir da força do vermelho incluímos, na paleta principal, cores menos saturadas, mas recheadas de significados com o branco, o preto, o vermelho escuro e o dourado.

A paleta secundária foi baseada nas cores dos ingredientes da culinária chinesa e trazem frescor à comunicação com diferentes tons de verde, amarelo, laranja e roxo. 

O uso da nova paleta de cores institucional provoca impacto, energia e o rápido reconhecimento da marca China In Box, a paleta de apoio revela o super sabor, destacando os ingredientes da culinária.

Cores institucionais, tipografias, elementos gráficos, grid, tom de voz, editorias, tudo foi pensado como um sistema de linguagem para reforçar o posicionamento de uma marca super saborosa, que contagia com a sua energia. Mas talvez nada revele tanto os sabores e contrastes da culinária chinesa quanto a nova direção fotográfica.

Nossas fotos são feitas para revelar a diversidade e o contraste dos nossos ingredientes e, também para compartilhar a nossa paixão pela culinária chinesa. A câmera se aproxima dos pratos, apresenta novos ângulos e valoriza as suas cores e texturas. Incluímos as pessoas que fazem o China, nossos cozinheiros e nossos clientes, mostrando os momentos de consumo de forma divertida e autêntica.

O Sal é mais do que um grupo experiente em comunicação e construção de marcas. Ao longo do tempo eles atuam como uma extensão do nosso time interno tamanha a sinergia que conseguimos entre nossas empresas. Na construção do branding da rede China in Box, o Grupo Sal, mais uma vez, trouxe competência, parceria e a capacidade de criar um sistema bastante prático na construção da marca e de uma identidade visual contemporânea e impecável.

Tom Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo

O redesenho do logotipo China In Box partiu de algumas premissas elaboradas em conjunto com o grupo de stakeholders: manter o reconhecimento da marca, sem alterar radicalmente a marca, melhorar a sua legibilidade e facilitar o seu uso e aplicação nos diversos canais de comunicação digital. 

Na prática, nós escolhemos manter 3 elementos principais: as cores – vermelho, preto e branco, o grafismo que representa o yakisoba e a verticalidade da assinatura principal.

Ao eliminar a caixa vermelha, aproveitamos a sua forma externa para diagramar a nova assinatura, que trouxe protagonismo para o nome China.

Mais uma vez, convidamos o estúdio Plau, especializado no design de tipografias, para refinar o grafismo do macarrão e as letras do nome, preparando as suas curvas e proporções para melhorar a legibilidade nas reduções e aplicações.

O grande diferencial da metodologia do Grupo Sal é que a linguagem da marca nasce nos valores fundamentais da companhia. É um processo de dentro para fora que traduz a essência do nosso negócio. Representa, de fato, a nossa alma.

Carlos Sadaki, CEO China in Box

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!