Destino: Preá, Ceará
Grupo Carnaúba
Em 2023, começamos a trabalhar a comunicação e o posicionamento das marcas do Grupo Carnaúba, organização fundada pelo CEO Júlio Capua sustentada por três pilares: Produtos Imobiliários, Planejamento Urbano e Impacto Positivo. Na Praia do Preá, um paraíso do Ceará com natureza exuberante e um dos melhores ventos do mundo para a prática de esportes de velejo, estão os empreendimentos do grupo – o Carnaúba Wind House, primeiro clube de kite com hospedagem do Brasil, e o Vila Carnaúba, condomínio de casas de alto padrão.
Com o desafio de exercitar a linguagem dos produtos e atuar na construção de suas redes digitais antes e depois da inauguração dos produtos, iniciamos a produção de conteúdo always on em parceria constante com o time de Marketing do Grupo Carnaúba. O projeto fluiu com bons ventos: do conceito de criação ao planejamento editorial, das entrevistas com personagens locais e especialistas em kite às inesquecíveis viagens e captações que fizemos no Preá.
Hoje, os empreendimentos já estão de portas abertas, e a gente segue contando histórias para uma comunidade vibrante de quase 100 mil seguidores que conquistamos no Instagram. “A parceria criativa com o Grupo Carnaúba é um desses encontros felizes na nossa história”, conta Marcelus Viana, VP de Criação do Grupo Sal. “Nós compartilhamos o cuidado nas relações e diversos valores que fazem toda a diferença no trabalho diário e intenso de construção de marca”.
Estratégia: a construção de uma comunidade
O trabalho começa com a criação e produção do vídeo manifesto manifesto do Grupo Carnaúba. Depois, iniciamos no Instagram a nossa jornada de conteúdo com o @vivacarnauba, uma plataforma que, conceitualmente, funciona como uma janela para ver e sentir as experiências do Preá, além de apresentar as iniciativas e o desenvolvimento dos empreendimentos do grupo. Enquanto as obras evoluíam, a comunidade crescia com as nossas histórias sobre a região, o kite, os velejadores, a natureza e os produtos apresentados com o apoio de imagens em 3D.
As primeiras captações de fotos e vídeos, em parceria com influenciadores como Flávio Canto e Chloé Calmon, ajudaram a mostrar os bastidores da estrutura quase pronta dos empreendimentos. E depois de conquistar uma relevante base de seguidores – de 10K em 2023 para quase 70K em agosto de 2024 – chegava a hora da abertura do Vila Carnaúba e do Carnaúba Wind House.



Nós acreditamos que a comunicação deve ser um exercício de identidade, então, quando lançamos o Viva Carnaúba, conceito que celebra um jeito de viver o nosso destino, o Preá, nós criamos uma linguagem própria com temas, personagens, imagens, tom de voz, cores e formatos que materializam esteticamente essa ideia todos os dias.
A abertura do Carnaúba Wind House
A inauguração é sempre um momento estratégico na comunicação de uma marca. Essa é a hora de fazer barulho e mostrar ao mundo um produto ou a ideia por trás dele. E depois de um ano contando a história do Carnaúba Wind House com o apoio de imagens em 3D e atualizações sobre o andamento das obras, chegou o momento de divulgar as imagens reais do primeiro clube de kite com hospedagem do Brasil.
Os objetivos da campanha de comunicação passaram por dois pontos fundamentais: apresentar uma nova narrativa com o clube pronto (os bangalôs, a estrutura, o restaurante, as experiências), e atingir picos de alcance digital e engajamento nas redes digitais. Nosso planejamento criativo apontou para uma aventura de sete dias de captação, mobilizando equipes do Rio de Janeiro com parceiros de Fortaleza.



As parcerias com os embaixadores do Carnaúba Wind House, bem direcionadas pelo Grupo Sal, têm um papel fundamental na construção de uma comunidade engajada e apaixonada pela proposta do produto. Mais do que ampliar o alcance, essa estratégia tem fortalecido a percepção de autenticidade e desejo em torno dos nossos produtos.
Com um super time de embaixadores, criamos uma agenda de captação e publicação de collabs em tempo real para expandir o alcance da mensagem antes, durante e depois da semana de abertura. Entre os sócios-fundadores presentes com seus convidados estavam: Flávio Canto e Gabriela Palermo (com o filho Tomás), Chloé Calmon, Felipe Bronze, Marina Pumar, Álvaro Garnero, Glenda Kozlowski, Mari Britto e Luiza Néto. Em parceria com esse time, atingimos os nossos melhores resultados de engajamento no Instagram no mês da abertura do clube.




Em 2025, abrimos o ano uma nova etapa da estratégia digital, que apontou para a divisão do Instagram em duas comunidades, de acordo com as características distintas dos produtos. A plataforma @vivacarnauba foi renomeada para @carnauba.windhouse, clube com maior apelo comercial para venda de títulos para sócios, que ganhou a base principal de seguidores. Com isso, criamos o @vila.carnauba para os conteúdos focados na apresentação do condomínio, um empreendimento de alto padrão, mais exclusivo, que já conta com mais de 80% das casas e terrenos vendidos.
Transformar a plataforma Viva Carnaúba em dois canais de Instagram focados nos principais produtos da marca hoje – Carnaúba Wind House e Vila Carnaúba –, acontece depois que a linguagem da marca se estabeleceu no imaginário dos sócios, dos proprietários e dos quase 100 mil seguidores no Instagram.

Os resultados digitais do Grupo Carnaúba evoluíram de forma expressiva desde o início da parceria com o Grupo Sal. Hoje, temos uma presença muito mais forte, consistente e estratégica no Instagram, com maior engajamento, crescimento de seguidores qualificados e uma comunicação que realmente traduz a essência de cada produto.

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