O nosso corre com a Nike SP Run
terça-feira, 8 de outubro de 2024
Em 2023, a Nike convidou o Grupo Sal para criar a sua primeira prova de corrida proprietária no Brasil depois de vários anos, inaugurando o novo posicionamento da categoria da marca no país. A partir daí, começamos o desenvolvimento da Nike São Paulo Run, uma corrida com quatro distâncias por diferentes percursos até a mesma linha de chegada. No projeto, criamos e produzimos uma campanha de comunicação que manteve o pace até o dia do grande encontro: 14 de julho de 2024. Mais de 13 mil corredores largaram no escuro daquela fria madrugada regada de garoa paulista, e a gente foi junto no corre da produção de conteúdo.
O primeiro passo do nosso desafio em contar essa história foi a criação da narrativa de uma corrida com 4 distâncias (5, 10, 15 e 21 Km) partindo de diferentes pontos, com todos os corredores em direção à mesma linha de chegada, em frente ao Pacaembu. Depois de definir o naming, Nike São Paulo Run, e o caminho conceitual do evento, partimos para a produção dos conteúdos de uma campanha feita em parceria com atletas profissionais, amadores e influenciadores. Depois do shooting, vimos o projeto começar a ganhar vida nas primeiras peças físicas e digitais.
Com uma estratégia direcionada para diferentes públicos do ecossistema da corrida, a comunicação da Nike São Paulo Run circulou nas redes sociais de diversos corredores: do atleta olímpico Paulo André (mais conhecido como P.A.) ao multiartista Seu Jorge; da influenciadora fitness apaixonada por endorfina Beatriz Romano ao apresentador e drag queen Ikaro Kadoshi. Além disso, crews de corrida como o City Runners, liderado pelo corredor Fleezus, também engajaram na divulgação e preparação para o evento, que ganhou espaço em veículos da imprensa especializada. As inscrições esgotaram rapidamente e o público compareceu em massa na Expo, localizada no Ibirapuera, para buscar os kits na véspera do dia da largada.
14 de julho de 2024. O dia da corrida começou cedo para os corredores, ainda mais para a nossa equipe de conteúdo que, às 3h da manhã, já estava de pé a caminho das posições de uma logística complexa de cobertura. No escuro da madrugada, começamos o desafio das fotos e dos vídeos oficiais da Nike São Paulo Run. Um posicionamento calculado para não perder nenhum detalhe: nos quatro diferentes pontos de largada, ao longo dos trajetos, na linha de chegada e no espaço do evento, para receber os corredores com água, medalha, festa, música, brindes e ativações.
A gente foi convidado para criar a primeira prova que ia materializar o novo posicionamento da categoria de corrida da Nike no Brasil. Foi um projeto longo e complexo, que envolveu várias áreas do Grupo Sal e um time multidisciplinar para dar conta do projeto inteiro.
Quando os corredores cruzam a linha de chegada, não significa que o trabalho foi finalizado. Na verdade, é aí que começa o sprint final da produção de conteúdo, que seleciona e prepara as fotografias icônicas que são enviadas para a imprensa, e inicia a decupagem do material para a edição do after movie oficial da Nike São Paulo Run. Como o Grupo Sal trabalha há mais de 10 anos com a Nike, nesses momentos carregamos a experiência de eventos que realizamos, como Nike Vem Junto, Nike 50 Anos, Lançamento da Camisa da Seleção Brasileira, Casa Fenomenal, e por aí vai. O entrosamento é um ingrediente especial da nossa relação.
Para a realização do projeto, o Grupo Sal reuniu os núcleos de Comunicação e Conteúdo de Marca. Uma integração multidisciplinar que aumenta a nossa capacidade e agilidade de entrega, desde a criação até a execução. Com tantos Salgados envolvidos e o projeto muito bem organizado para acontecer no dia, também tivemos algumas participações de Salgados como corredores na Nike São Paulo Run: ao todo, quatro medalhistas na prova de 10 Km, e um medalhista no trajeto de 21 Km. A gente vive trabalhando.
Além de ter trabalhado nesse projeto por mais de um ano, desdobrando o direcionamento global da Nike Running, eu ainda tenho o hábito de correr. Então, chegar ali na prova, participar dela e ver o nosso trabalho materializado foi especial.
Tags: Digital, Fotografia, Making Of, Nike, São Paulo, Vídeo
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