50 anos da Nike, mais de uma década com Sal

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Marcamos presença no evento de 50 anos da Nike. Uma jornada de 12 horas no Ibirapuera, em São Paulo (04.06.22), com futebol, basquete, vôlei, futevôlei, corrida, yoga, conversas, palestras, customização de camisas, exposição, show da Luísa Sonza e um novo legado de estruturas para a prática de esportes no parque favorito dos paulistas. O Grupo Sal chegou junto na produção de conteúdos, celebrando também os quase 14 anos de Swoosh na casa.

Ficamos responsáveis pela cobertura de fotos e vídeos do evento, com uma ilha montada no Ibira para edição e tratamento do conteúdo em tempo real e entregas na imprensa e nas redes sociais ao longo do dia, junto aos influenciadores e protagonistas da festa. A cereja do bolo foi um desafio, daqueles que a gente gosta de encarar: a entrega do audiovisual em 360º projetado ao público no domo do planetário, apresentando os principais momentos do meio século de vida da Nike.

Neste post, você entra nos bastidores desse corre. 

Nike50 no planetário: o desafio da projeção no domo

Quando chegamos ao Ibirapuera, no dia do evento, fizemos as contas. Desde 2009, trabalhamos com a Nike. São 14 anos de uma parceria que passou por momentos do tamanho de uma Copa do Mundo no Brasil, das Olimpíadas no Rio de Janeiro, e por diversas campanhas e projetos, como Nike Rio, Casa fenomenal, Vem junto, MC Telão, e Ouse ser brasileiro. Passa um filme… Sempre um desafio prazeroso incorporar o “Just Do It” em nossa criação.   

O dia começou cedo. Antes de o sol raiar, por volta das 5h, chegamos no parque com a equipe dividida entre a cobertura de fotos e vídeos e o time responsável pelo filme que seria exibido às 9h, no planetário. Depois de quase um mês de produção, o arquivo final testado, aprovado e em mãos no HD, estava tudo pronto para rodar o vídeo no domo. Mas até ficar pronto, quebramos muito a cabeça com a especificidade do briefing: criar um vídeo em 360º para ser projetado no domo, contando as principais histórias dos 50 anos da Nike – desde a década de 1960 até aqui, agora, no Ibira. 

Lá na primeira reunião sobre o trabalho, a pergunta: “Alguém já produziu ou projetou um conteúdo audiovisual em 360º num planetário?” Ninguém tinha essa resposta, e foi assim que começamos a pesquisa, guiados pela imaginação e alguns testes até o dia do evento. Com acesso ao Departamento de Arquivos da Nike, o roteiro começou a ficar de pé e entramos com tudo na criação:

Dividimos a narrativa por décadas. Difícil foi editar e resumir, porque a Nike coleciona histórias marcantes em meio século. A linha do tempo partiu dos primeiros pares, antes de a Nike ser Nike, quando ainda era a Blue Ribbon Sports, empresa fundada pelo atleta Phil Knight e seu técnico Bill Bowerman, em 1962. Passamos pela invenção da revolucionária tecnologia AIR, em 1979, que mudou os paradigmas da cultura sneaker em todo o mundo; pelo clássico comercial com a Seleção Brasileira de Futebol no aeroporto, em 1998, mostrando Ronaldo, Romário e companhia driblando no saguão do check-in ao som de Mas que nada; e reverenciamos alguns dos ícones do esporte que fecharam com a Swoosh nesse tempo, como Michael Jordan, Lebron James, Tiger Woods, André Agassi, Serena Williams, Ronaldos, Andressa Alves, e até a nossa medalhista olímpica aos 13 anos, Rayssa Leal, a fadinha do skate. 

Aos poucos, a equipe (redação, design, motion e edição) foi amarrando a linha do tempo até os testes antes do evento com trilha sonora. Deu certo. Criamos uma experiência em vídeo imersiva e sensorial, que traduziu as emocionantes histórias de uma marca com meio século de vida. O filme foi projetado algumas vezes ao longo do dia, abrindo os talks e palestras que rolaram no planetário como parte da programação do evento. 

Na sequência abaixo, você entende a construção do primeiro rabisco até a projeção em 360º.

A galera curtiu…

12 horas de evento e a nossa jornada de conteúdo

O Ibirapuera é enorme e o evento contou com uma programação intensa. Além do planetário, as atividades aconteciam em outras áreas, como as quadras reformadas de basquete e futebol, as pistas de corrida das crews, e o novo complexo de areia, inaugurado para a prática de vôlei e futevôlei. Com o rádio ligado e o time dividido entre os espaços, captamos cada detalhe da celebração. 

Sente o clima da festa, em algumas imagens que selecionamos da cobertura até o show, com direito a show de encerramento da Luísa Sonza.

Conteúdo bem feito dá resultado

A celebração fez barulho. Com nossas entregas live de conteúdo, a Nike obteve um alcance de cerca de 62 milhões de pessoas nas redes sociais, em cerca de 410 posts na imprensa e em parceria com influenciadores do evento. 

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