Afinal, o que faz o Grupo Sal?
quinta-feira, 2 de junho de 2022
Por Koca Machado | Mestre em gestão da Economia Criativa, professora da ESPM e sócia executiva do Grupo Sal
Já ouvi essa pergunta algumas vezes e sempre reflito qual seria a melhor resposta. Posso ir para o lado institucional e responder: “Nós criamos, lançamos e comunicamos marcas e histórias que transformam positivamente seus mercados e influenciam o comportamento das pessoas.” Será?
No zeitgeist que vivemos, em que todas as instituições são questionadas, uma resposta institucional não me parece a melhor solução. O melhor é ir na raiz do nosso pensamento.
Você já ouviu falar em slash generation? É uma turma com idades entre 21 e 35 anos que tem e trabalha com diversas habilidades: designer, surfista, roteirista e artista, por exemplo. O Grupo Sal faz parte dessa turma, apesar de ainda só (ou seria já?) ter 15 anos. Essa é a sua identidade: multi-habilidades em comunicação.
O Grupo Sal entende que as marcas e projetos têm uma identidade e esta deve ser comunicada através de ferramentas que transformam a sua ética em estética.
Ética e estética? Dificultou? Não! Facilitou. A ética de uma marca (ou projeto) abraça os princípios que motivam e orientam o seu comportamento. O Sal sempre começa por aí – entendendo a essência da marca para desenvolver como ela quer se posicionar, relacionar e, acima de tudo, se comunicar. Aí está a nossa raiz: o pensamento do design.
O designer Paul Rand é um dos mentores do Sal e, como ele, acreditamos que design é tudo. Ora, se design é tudo e tudo comunica, é importante desenvolver ferramentas de linguagem para comunicar de forma proprietária a mensagem da marca. E é isso que o Grupo Sal faz.
A habilidade de desenvolver ferramentas de linguagem para uma marca ou projeto proporciona ao Sal a atuação em diversas áreas da comunicação: de um brandbook ferramental a uma campanha 360º; do planejamento estratégico de um restaurante a um resort multipropriedade; de um vídeo IPO para comunicar ao mercado que uma determinada empresa decidiu abrir capital aos programas de surfe filmados mundo afora. Entendeu a relação com a slash generation?
O comportamento das pessoas e do planeta mudou: estamos ágeis, volúveis, inquietos, complexos e sempre em evolução. A comunicação deve acompanhar esse movimento e entender que ficou lá no século XX o previsível, o esperado. Na publicidade do século XX, o Omo lavava mais branco; já hoje, o importante é se sujar e contar com uma lavagem de roupa que não destrua o planeta. Bem-vindo ao século XXI.
O Grupo Sal é uma empresa de comunicação do seu tempo. Curtiu?
Me procure! Aceitamos encomendas.
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