Aqui tem gente. Aqui tem vida.

UNIMED

Celebrando 55 anos de vida, com 350 unidades em todo o país, mais de 120 mil profissionais de saúde e 19 milhões de clientes, a Unimed é o maior sistema cooperativo de médicos do mundo.

Compartilhando serviços, tecnologia e informações de forma cooperada, a marca equilibra a maior abrangência nacional da saúde complementar com proximidade local, dado que seus médicos e profissionais de saúde trabalham e vivem em cidades em todo o Brasil e têm intimidade com o dia a dia das suas comunidades.

A partir do reposicionamento da marca, em projeto liderado pela Thymus, nós revisamos a linguagem de todo o Sistema Unimed, abrindo novos caminhos para a sua evolução. A revisão incluiu: o redesenho do logotipo Unimed e de todas as assinaturas; a criação de uma campanha integrada de comunicação; a produção de filmes, spots de rádio, anúncios, peças impressas e online e uma campanha de mídia nacional.

Nosso trabalho se dividiu em duas etapas: a primeira consistiu em traduzir os conteúdos estratégicos da marca, revelados pela Thymus, em uma nova linguagem, com capacidade para incluir as 350 singulares espalhadas pelo Brasil e se transformar em ferramenta de identidade de todo o sistema.

A segunda etapa foi uma campanha nacional de comunicação do Sistema Unimed, que materializou o novo posicionamento: Aqui tem vida. Aqui tem gente. Aqui tem Unimed.

Elemento fundamental da nova linguagem, a paleta de cores foi repensada a partir da sua cor principal: o verde Unimed. Revisamos a relação e a proporção de todas as cores e tons para valorizar o protagonismo do verde. 

O laranja e o verde cítricos passam a integrar a paleta institucional ocupando lugar de destaque, se equilibrando com uma paleta de apoio, que agora traz tons médios, com menos saturação e contraste. O branco ganhou força, abrindo espaço importante nos layouts para a valorização de todas as cores. O objetivo principal é fortalecer a identidade da marca por meio da valorização do verde Unimed.

Organizada em um sistema com força para sustentar o exercício da identidade da marca, a nova linguagem Unimed vai da complexidade à simplicidade para que as centenas de unidades regionais tenham facilidade e praticidade na aplicação do design e da comunicação do dia a dia, em todos os materiais e plataformas.

O uso de um grid modular estrutura todos os layouts e aplicações de forma racional e proporcional, criando uma hierarquia para as informações, melhorando a legibilidade e abrindo espaço para a valorização de cada elemento do layout.

A nova direção fotográfica aproxima, traz humanidade e intimidade, revelando o brilho no olho, os diversos tons de pele e a presença das pessoas que vivem e fazem a Unimed em todas as cidades do Brasil. 

Para completar, a linguagem verbal ficou mais próxima, simples e pessoal, apresentando os sotaques e pontos de vista dos colaboradores, dos cooperados, dos médicos e profissionais de saúde que formam o Sistema Unimed. É no registro da vida cotidiana das cidades que revelamos a proximidade da linguagem que valoriza a qualidade de vida das pessoas.

O ‘Aqui tem Unimed’ já existia como patrimônio da marca, mas a nova linguagem e a campanha de reposicionamento ampliam o seu significado, revelando o vínculo e a intimidade dos profissionais de saúde com o dia a dia das suas cidades e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos seus vizinhos e conterrâneos.

Tiago Guimarães - CEO da Thymus.

O logotipo Unimed possui mais de 300 assinaturas, formando um sistema complexo.

A análise de todas as relações revelou oportunidades para a evolução: valorizar ainda mais o significado do nome – “Unimed: união de médicos” –; reforçar a força da sua cor institucional – o verde –, e, também, manter o reconhecimento da marca, que, há 30 anos é Top of Mind no seu segmento.

A partir dessas premissas, eliminamos os excessos de fios que dividiam o nome do símbolo, melhoramos a legibilidade e a relação entre o nome Unimed e as centenas de assinaturas das singulares.

Na sequência, convidamos o estúdio Plau, especializado no design de tipografias, para redesenhar as letras do nome Unimed e melhorar todas as suas proporções, evoluindo a sua legibilidade e percepção de humanidade e contemporaneidade.

A nova identidade visual da Unimed renova o posicionamento da Unimed sistematizando de forma simples, singular e eficiente todas as suas aplicações, mantendo o reconhecimento da marca e a força dos seus 55 anos de história no Brasil.

É um logotipo que possui muitas conjugações. O design foi da complexidade à simplicidade: eliminamos os fios e os excessos; redesenhamos as proporções e simplificamos as formas para a marca ganhar unicidade, força, legibilidade e contemporaneidade.

Marcelus Viana - VP de criação e design do Grupo Sal

Somos um sistema de médicos e profissionais de saúde cooperados, com presença em todo o país. A nova linguagem tem o desafio de, ao mesmo tempo, evoluir nosso sistema e reforçar o vínculo com nossa essência, com nossos colaboradores, segurados e clientes.

Marcelo Uchida - Gerente de marketing da Unimed do Brasil

A campanha de comunicação que apresentou a nova linguagem teve um alcance de mais de 8MM de impressões nas peças display e quase 1,5MM de impressões nas peças de vídeo, com VTR de 92%. Já nas redes sociais, foram mais de 1,5MM de impressões no Facebook e Instagram, com VTR de quase 90%.

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