Faz seu corre

Rider

A empresa de chinelos, slides e papetes do Grupo Grendene completou 35 anos em 2021. Sem medo de se reinventar e assumindo a sua jornada pela sustentabilidade, a Rider nos encomendou o projeto de revisão e evolução de sua linguagem, uma jornada que culminou na campanha de celebração do seu aniversário. Nossa entrega incluiu o Branding, o Planejamento de comunicação, e a criação e produção de todos os conteúdos em 2021.

Nossa abordagem aconteceu em duas frentes simultâneas. De um lado, a criação, o planejamento e a produção de conteúdo always on para as redes sociais e os canais digitais da Rider; do outro, dinâmicas de design sprint com o time Rider, para consolidar a estratégia da marca e traduzi-la em um novo sistema de linguagem. Juntos, descobrimos a essência de uma marca que fortalece corres culturais e encoraja a expressão individual como forma de gerar novas ideias e movimentos.

Criamos um sistema de identidade visual que permite o movimento e evolui constantemente. Uma linguagem fluida, que representa quem “faz seu corre”, põe a mão na massa, chama a responsa e aprende fazendo. Criamos algumas camadas na linguagem para reforçar o atributo de colaboração, de fazer junto. Combinadas com um grid modular e uma única família tipográfica, expressões feitas à mão, como rabiscos, setas, marca texto, linhas e traços, representam o corre de quem faz. Texturas com tecido, papel, tela e asfalto traduzem o universo físico e os meios de criação dos fazedores.

O sistema de cores foi totalmente revisado a partir do significado e sistematizado de forma prática e singular. Reduzimos a paleta principal para trazer mais força para o Verde Rider e sua combinação com cores menos saturadas entre o branco e o preto. Exploramos os cinzas para traduzir territórios e texturas como asfaltos, muros e pedras; e tons mais quentes para representar o lado humano da marca. A paleta secundária é extensa e reúne diversas cores que acompanham as tendências e variações de uma marca de Moda.

A metodologia do Grupo Sal foi assertiva. Tornou o processo do nosso grupo de trabalho prazeroso e colaborativo. O resultado final foi um excelente Brand Guide com direcionamento claro e objetivo, e uma linguagem estruturada que refletiu a essência da marca.

Alexandre Reis (Gerente de Marca e Comunicação Rider)

Ao longo de 2021, criamos diversas campanhas para a Rider. Histórias que trazem significado para seus produtos, contadas por meio de vídeos, fotos e entrevistas com influenciadores que reforçam o espírito fazedor da marca.

Usamos a linguagem Rider como ferramenta para criar uma identidade única e poderosa, capaz de melhorar o vínculo das pessoas com a marca, que encoraja atitudes criativas, promove expressões culturais e fortalece a conexão entre pessoas, ideias e atitudes.

Com a nova linguagem Rider, partimos para o grande desafio: materializar o trabalho na campanha de 35 anos da marca. Um momento único e especial na história de uma empresa 100% brasileira, que também comemorava os impactos positivos da primeira década do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Grendene).

“Recriar futuros, juntos” é o propósito da marca revelado no processo de Branding, frase que aponta para uma empresa em constante evolução e transformação (Recriar), que avança na redução de impactos de sua produção no planeta (Futuros) e que trabalha coletivamente (Juntos). A partir desse conceito, dividimos a celebração dos 35 anos em dois momentos: na primeira fase da campanha, recriamos conexões entre passado-presente-futuro com os fazedores Martinho da Vila, Rapadura e Kaê Guajajara, representantes de diferentes gerações e territórios da nossa cultura.

Na segunda fase da campanha de 35 anos, incluímos mais um desafio: comunicar o corre da Rider pela sustentabilidade. Para apresentar o Programa de Desenvolvimento Sustentável da empresa, nossa equipe foi até a fábrica da Grendene em Sobral (CE) para produzir conteúdo e comunicar os atributos de sustentabilidade dos produtos Rider R4. Histórias contadas nas redes sociais, em parceria com os influenciadores Caio Braz, Maria Xiló e, mais uma vez, Rapadura, o local da terra de Belchior.

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!