Branding Pepê

Barraca do Pepê

A Barraca do Pepê é um patrimônio do Rio de Janeiro. Seu criador foi um carioca da gema, multiesportista, pioneiro em oferecer alimentação saudável aos amigos e clientes que frequentavam a barraca na praia. Fomos convidados pelo seu filho João para rever o posicionamento da marca Pepê, redesenhar essa experiência, valorizando o seu legado, a sua filosofia de vida saudável e a sua visão do futuro.

Pepê Lopes praticou hipismo, judô, jiu-jitsu, natação, triatlo e futebol. Em 1976, foi o primeiro campeão do Waimea 5000, o campeonato mundial de surfe que acontecia no Arpoador nos anos 1970, e ficou com a 6ª colocação no Pipe Masters, no Havaí. Também foi campeão mundial de voo livre em 1981. Foi no calçadão de São Conrado, em 1979, que ele montou a sua barraca e começou a vender sanduíches naturais, sucos, tortas e comida japonesa. Começava ali a história de uma marca que iria promover uma série de inovações na alimentação e no estilo de vida da cidade. Os anos se passaram e o quiosque se mudou pra Barra da Tijuca, virando o ponto de encontro de atletas, surfistas, celebridades e turistas de diversas partes do mundo.

Nosso trabalho inicial foi reconhecer os principais valores e atributos da marca Pepê, como o estilo de vida saudável, natural, prático e sustentável. A partir daí, nós usamos esses conteúdos para direcionar e filtrar a linguagem do Pepê e criar novas expressões da marca. Resgatamos e redesenhamos seu logo original. A partir do seu principal ícone, a asa-delta, também criamos uma série iconográfica para representar a experiência completa da barraca.

Além disso, redesenhamos o cardápio, as embalagens e um conjunto de peças. A entrega foi finalizada com um planejamento digital, incluindo as redes sociais do Pepê.

A paleta inclui cores cítricas e tons pastéis e cumpre a função de promover o astral original e multicolorido dos anos 1980, reposicionando a marca para os desafios de expressão nas redes digitais.

Este é o posicionamento atual: valorizar o pioneirismo e se renovar para encarar o futuro. Pepê. Natural do Rio. Desde 1979.

Voltar para o portfólio