Jeans Identity
Vicunha
Vicunha é a maior marca da indústria têxtil da América Latina. Há mais de 50 anos, cria e produz jeans wear que impacta milhões de pessoas ao redor do mundo.
A partir de uma estratégia de negócios mais próxima do mercado, com foco em inovação, a empresa mergulhou em um processo de evolução cultural. Ressignificou sua essência, definiu novos atributos e posicionamento de mercado, e instrumentalizou sua equipe para criar, gerenciar e inovar num mercado cada vez mais competitivo.
Comunicar como o jeans contribui para criar tendências, fortalecer a diversidade e expressar o estilo de cada um foi o ponto de partida para a criação do conceito “Jeans Identity”, ideia central e causa comum que nasce dessa essência para inspirar todo o processo criativo e todas as expressões da Vicunha.
Nosso desafio se dividiu em duas etapas:
A primeira consistiu em materializar os conteúdos estratégicos da marca, revelados pela Thymus Upframing®, em uma linguagem própria, capaz de se transformar em ferramenta para gerar autonomia às equipes criativas.
A segunda colocou em prática a linguagem Vicunha de forma criativa e consistente em todas as peças da campanha de lançamento global da nova coleção.
A metodologia Upframing® nos ensina que a razão de ser da empresa e o impacto positivo que ela busca causar no mundo – seu propósito – são capazes de mobilizar todo o seu ecossistema, capturando corações e mentes – imaginações e ambições –, dentro e fora da organização para elevar o patamar da gestão e colocar em prática uma Visão Sistêmica.
A linguagem serve como uma ferramenta de capacitação, elaborada para criar as melhores condições para a materialização da Estratégia da Marca Vicunha — seu jeito de pensar e agir no mundo — e sua Proposta de Valor. A ética da marca se transforma em estética.
A nova linguagem visual e verbal da Vicunha foram organizadas em sistemas e diretrizes práticas com naming, fotografia, direção de arte, uso das cores, tipografia, logotipo, editorias e tom de voz da marca.
Transformar nosso portfólio de produtos para torná-lo acessível e intuitivo sempre foi um desafio.
Uma das etapas mais complexas foi mergulhar no inventário de produtos da marca e entender o significado da sua organização. Entendemos que a tecnologia (inovação) é a principal referência para a criação de um sistema de nomenclatura, capaz de identificar a evolução das centenas de linhas de produtos e variáveis que envolvem a confecção de um tecido.
O design foi ferramenta fundamental para identificar, organizar e gerar impacto na identidade visual. Com uma paleta de cores intuitiva e diversa e um sistema de símbolos, reestruturamos todo o portfólio de produtos da marca. Foi esse sistema que inspirou a criação de toda a identidade visual da marca e da campanha inaugural.
É necessário criar uma cultura de marca clara e propositiva, capaz de mudar as relações internas e externas entre as pessoas, em busca de uma empresa melhor para todos.
O Jeans é um produto importante em diversas sociedades e culturas.
Movimenta redes de produção e proporciona a afirmação de diversas identidades e linguagens em todo o mundo, se reinventando ano após ano.
“Um jeans, vários estilos, todas as identidades” foi a inspiração da campanha de lançamento do novo posicionamento e, também, da coleção primavera/verão 2021, revelando a identidade única e diversa de pessoas que vestem Vicunha, celebrada com a tagline: “Viva a multiplicidade!”
Essa campanha se tornou o marco das novas linguagem e cultura de Marca. Em uma semana de imersão e diversas experiências, todos os públicos da Vicunha foram apresentados ao conceito Jeans Identity, através de filmes, catálogos, um novo site, materiais de sinalização, peças para redes sociais e diversos outros materiais, criados e produzidos pela equipe do Grupo Sal em parceria com a Thymus Upframing®.
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