Nike São Paulo Run

Nike

Em 2023, a Nike convidou o Grupo Sal para ajudar a criar a sua primeira prova de corrida proprietária no Brasil, inaugurando o novo posicionamento da categoria da marca no país. A partir daí, começamos o desenvolvimento da Nike São Paulo Run, uma corrida com quatro distâncias por diferentes percursos até a grande chegada. No projeto, criamos e produzimos uma campanha de comunicação que manteve o pace até o dia do grande encontro: 14 de julho de 2024. Mais de 13 mil corredores largaram no escuro daquela fria madrugada regada de garoa paulista, e a gente foi junto no corre da produção de conteúdo.

O primeiro passo do desafio: criar a narrativa de uma corrida com 4 distâncias (5, 10, 15 e 21KM) partindo de diferentes pontos com todos os corredores em direção à mesma linha de chegada, em frente ao Pacaembu. Depois de definir o naming – Nike São Paulo Run – e o conceito criativo, partimos para a produção dos conteúdos de uma campanha em parceria com atletas profissionais, amadores e influenciadores. Depois do shooting, o projeto começa a ganhar vida nas primeiras peças físicas e digitais para divulgar o evento.

A Nike nos convidou para criar a primeira prova que ia materializar o novo posicionamento da categoria de corrida da marca no Brasil. Foi um projeto longo e complexo, que envolveu várias áreas do Grupo Sal e um time multidisciplinar para dar conta do projeto inteiro.

Rodrigo Abranches - Diretor de Criação do Grupo Sal

Com uma estratégia direcionada para diferentes públicos, a comunicação da Nike São Paulo Run circulou nas redes sociais de diversos corredores: do atleta olímpico Paulo André (P.A.) ao multiartista Seu Jorge; da influenciadora fitness apaixonada por endorfina Beatriz Romano ao apresentador Ikaro Kadoshi. Além disso, crews de corrida como a City Runners, liderado pelo corredor Fleezus, engajaram na divulgação e preparação para o evento, que também ganhou espaço em veículos da imprensa especializada. As inscrições esgotaram rapidamente e o público compareceu em massa na Expo, localizada no Ibirapuera, para buscar os kits nas vésperas do dia da largada.

14 de julho de 2024. O dia da corrida começou cedo para os corredores, especialmente para a nossa equipe de conteúdo, que às 3h da manhã já estava de pé a caminho das posições de uma logística complexa de cobertura. No escuro da madrugada, começamos o desafio das fotos e vídeos oficiais do Nike São Paulo Run. Um posicionamento calculado para não perder nenhum detalhe: nos quatro diferentes pontos de largada, ao longo dos trajetos, na linha de chegada e no espaço do evento para receber os corredores com água, medalha, festa, música, brindes e ativações.

Quando os corredores cruzam a linha de chegada, não significa que o trabalho foi finalizado. Na verdade, é aí que começa o sprint final da produção de conteúdo, que seleciona e prepara as fotografias icônicas que são enviadas para a imprensa, e inicia a decupagem do material para a edição do after movie oficial do Nike São Paulo Run. Como o Grupo Sal trabalha há mais de 10 anos com a Nike, nesses momentos carregamos a experiência de eventos que realizamos como Nike Vem Junto, Nike 50 Anos, Lançamento da Camisa da Seleção Brasileira, e por aí vai. O entrosamento é um ingrediente especial da nossa relação.

Além de ter trabalhado nesse projeto por mais de um ano, desdobrando o direcionamento global da Nike Running, eu ainda tenho o hábito de correr. Então, chegar ali na prova, participar dela e ver o nosso trabalho materializado foi especial.

Victor Chagas - Designer do Grupo Sal

Para a realização do projeto, o Grupo Sal reuniu os núcleos de Comunicação e Conteúdo de Marca. Uma integração multidisciplinar que aumenta a nossa capacidade e agilidade de entrega, desde a criação até a execução. Com tantos Salgados envolvidos e o projeto muito bem organizado para acontecer no dia, também tivemos algumas participações de Salgados como corredores no Nike São Paulo Run: ao todo, quatro medalhistas na prova de 10KM, e um medalhista no trajeto de 21KM. A gente vive trabalhando.

A linha de chegada é só o começo.

Pitadas mensais de criatividade e bom humor para incluir na caixola. Não perca!